Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Toxoplasmose gestacional e congênita

10 out 2018

A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação clínica da doença é rara. Em humanos a principal causa da infecção é o consumo de carne contaminada sem processamento térmico adequado.

A toxoplasmose é considerada uma das infecções parasitárias negligenciadas. Isto porque, foi dedicada relativamente pouca atenção à sua vigilância, prevenção e/ou tratamento. Sua distribuição geográfica é mundial, sendo uma das zoonoses mais difundidas.

Atualmente, o Brasil possui incidências que estão entre as mais altas descritas na literatura, e a vigilância epidemiológica específica para a toxoplasmose está em fase de estruturação. A indisponibilidade ou fragilidade da informação prejudica a análise da situação de saúde e a tomada de decisões baseadas em evidências. A ausência de diretrizes e protocolos padronizados para a realização da vigilância no país, as diferentes definições de caso adotadas, metodologias de exames para diagnóstico e orientações padronizadas institucionalizadas prejudicam o planejamento das ações voltadas para sua prevenção e controle.

Com a finalidade de sanar lacunas para a implementação da vigilância integrada da toxoplasmose gestacional e congênita no país, a SVS/MS lança o Protocolo de notificação e investigação: Toxoplasmose gestacional e congênita, uniformizando conceitos e metodologias já adotados em alguns estados e no Ministério da Saúde.

Referências relacionadas