Uso Seguro de Medicamentos em Neonatologia
22 jan 2020
As falhas no processo de utilização de medicamentos contribuem significativamente para a redução da segurança do paciente. Estima-se que de cada seis a oito internações em UTI neonatal, uma (15%) seja acompanhada de erro médico com drogas.
Pesquisas mostram que 69% dos erros são interceptados pela equipe de enfermagem.
Objetivos desse material:
- Fornecer aos profissionais de Enfermagem uma visão geral sobre uso seguro de medicamentos
- Apresentar estratégias voltadas para a melhoria da segurança no uso de medicamentos nos serviços de saúde
- Incentivar a incorporação de práticas que ampliem a segurança no uso de medicamentos, especialmente durante o preparo e a administração
O processo de administração de medicamentos a pacientes muitas vezes envolve vários profissionais de saúde e falhas de comunicação podem levar a lacunas na continuidade do processo e gerar Incidentes Relacionados a Medicamentos (IRM).
Evento adverso ocorre quando o IRM gera dano ao paciente.
A complexidade do uso de medicamentos para o tratamento e prevenção de doenças traz riscos que, se não controlados, podem levar a ocorrência eventos adversos e estes, por consequência, podem provocar morbidades adicionais e aumentar o tempo de hospitalização, implicando na elevação do gasto financeiro na prestação do cuidado à saúde.
Download da apresentação em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56733>
Conteúdo Relacionado
Referências citadas
- World Health Organization (WHO). Multi-professional Patient Safety Curriculum Guide. Geneva (Switzerland); 2011.
- Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos. Protocolo coordenado pelo Ministério da Saúde e ANVISA em parceria com FIOCRUZ e FHEMIG. 2013 - Institute of Medicine. Preventing medication errors: quality chasm series. Washington (DC): Nacional Academy Press; 2006.
- A method for estimating the probability of adverse drug reactions
Naranjo CA, Busto U, Sellers EM, Sandor P, Ruiz I, Roberts EA, Janecek E, Domecq C, Greenblatt DJ. A method for estimating the probability of adverse drug reactions. Clin Pharmacol Ther. 1981 Aug;30(2):239-45. PubMed PMID: 7249508. - Segurança e proteção à criança hospitalizada: revisão de literatura
Schatkoski, Aline Modelski, Wegner, Wiliam, Algeri, Simone, & Pedro, Eva Neri Rubim. (2009). Segurança e proteção à criança hospitalizada: revisão de literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 17(3), 410-416. - World Health Organization. (2005). World alliance for patient safety : WHO draft guidelines for adverse event reporting and learning systems : from information to action. World Health Organization. 2005.
- World Health Organization. WHO. Action on patient safety. High 5s. World alliance for patient safety, 2006.
- Cohen MR. Medication errors. Washington, AmPharm Assoc. 2006; 680p