Avanços

Projeto Apice On traz inovações para os campos da obstetrícia e neonatologia

8 mar 2018
Trazendo a proposta de qualificar as práticas obstétricas e neonatais o projeto Apice On vem movimentando hospitais e maternidades em todo o Brasil.

Cerca de mil participantes, entre gestores e profissionais de saúde estão envolvidos diretamente no projeto. O ApiceOn busca envolver diretamente as equipes locais, que se organizam em um grupo denominado de Grupo Estratégico Local (GEL) e são apoiados por mediadores e supervisores contratados pelo Projeto. Esses últimos passam por formação contínua em oficinas de planejamento, monitoramento e avaliação; metodologia que se repete junto às equipes locais, em seminários regionais semestrais, quando têm a oportunidade de compartilhar experiências, reavaliar estratégias e revisar planos de ação.

O projeto conta também com uma plataforma virtual em ambiente privado para uso dos GELs na realização de videoconferências, ações de planejamento, monitoramento e avaliação, possibilitando a integração entre equipes e os serviços.

Todas essas ações objetivam contribuir na implementação de novas práticas nos serviços de saúde e, assim, auxiliar na formação dos novos profissionais de saúde que atuarão em todas as regiões do país.

 

O Projeto ApiceON completa um ano de atividades nesta semana!

18 ago 2018

Ao longo deste período, pudemos viver, juntas e juntos, várias experiências, superar desafios e somar conquistas ao lado da nossa equipe de supervisoras regionais, mediadoras estaduais, das 97 instituições parceiras e a todas e todos que, direta ou indiretamente, contribuiram para construir essa trajetória que, temos certeza, está apenas no seu início.

Para marcar esta data, preparamos uma retrospectiva das principais ações no âmbito do Projeto neste último ano.

Agosto de 2017
O Projeto ApiceON é lançado durante seminário nacional realizado em Brasília, com sua proposta clara de contribuir para a implementação e capilarização de boas práticas em hospitais de todos os estados brasileiros. Relembre.

Neste mesmo período foi lançada a primeira edição da revista do ApiceON, fruto da articulação entre a coordenação do projeto e parceiros. Acesse aqui a publicação online.

Outubro/Novembro de 2017
Durante os meses acontece o primeiro ciclo dos Seminários Macrorregionais do Projeto ApiceON. Os eventos representaram a oportunidade de um primeiro contato mais aprofundado entre o ApiceON e seus parceiros pelo Brasil, e de propor discussões aprofundadas sobre os temas do projeto e troca de experiências. O primeiro ciclo de Seminários foi sediado pelas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.

São criados e alimentados, pela Assessoria de Comunicação Social do ApiceON, os perfis em rede social do Projeto, no Facebook e Instagram.

Fevereiro de 2018
Uma das primeiras e mais importantes ações do Projeto no início do ano de 2018 foi a oficina de indicadores. O evento reuniu coordenação, supervisoras e mediadoras em Lagoa Santa – MG, com o objetivo alinhar práticas e ajustar parâmetros de avaliação do projeto. Relembre.

Março de 2018
O mês é de prestação de contas e avaliação para o ApiceON. Acontece reunião do Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Projeto, em Brasília, com a participação de representantes dos hospitais parceiros e do Ministério da Saúde, com o objetivo de discutir questões relativas a processos de planejamento e avaliação, metodologia de execução do projeto. Saiba como foi.

Também acontece neste mês apresentação do ApiceON para servidores da Fundep, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG, instituição executora do Projeto. Parte da equipe gerencial, a Fundep tem importante atuação na administração e mediação de recursos do projeto. Saiba mais.

Abril/Maio de 2018
Tem início o segundo ciclo de Seminários Macrorregionais. Com um novo desenho na dinâmica dos encontros, os Seminários privilegiaram a troca de experiências entre as instituições. Relembre os Seminários de Recife, Campo Grande, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Belém.

Maio de 2018
É lançado o site do Projeto ApiceON, dentro do Portal de Boas Práticas, propondo interface do projeto em ambientes digitais, além de centralizar a divulgação de notícias, publicações, serviços e informações sobre o ApiceON.

Junho de 2018
Acontece a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Projeto, com a proposta de refletir sobre as conquistas do Projeto. Leia.

Julho de 2018
Curso de Aprimoramento para enfermeiras obstétricas forma primeira turma, com o objetivo de ampliar a rede de sujeitos com maior capacidade de intervir nos modos de gerir e de cuidar em saúde. Saiba mais.

Para auxiliar na divulgação de notícias e das atividades nas instituições parceiras, é lançado o Boletim Quinzenal do Projeto ApiceON.

Julho de 2018
Acontece a segunda edição da Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, reunindo em Lagoa Santa, MG, as equipes de supervisoras e mediadoras do ApiceON para compartilhar o percurso no Projeto e discutir aspectos do Plano Operativo Anual. Saiba mais.

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Contato

© Copyright 2018 Apice On